terça-feira, 20 de novembro de 2012

Google paga quase 18 milhões de euros por espionagem

O gigante da Internet terá de pagar a multa mais elevada de sempre imposta a uma empresa pela Comissão de Comércio americana. A Google terá utilizado um software que permite monitorizar as atividades dos utilizadores de um determinado browser.

Assim, a Google será forçada a pagar 22,5 milhões de dólares, 17,6 milhões de euros, devido a espionagem aos utilizadores do browser Safari através das "cookies". A quantidade foi acordada no passado mês de Agosto, convertendo-se na multa mais elevada imposta a uma única companhia pela Comissão Federal do Comércio norte-americano.

No passado mês de Fevereiro a Google foi acusada de espiar os usuários do Safari, o browser de navegação na Internet da Apple. A gigante norte-americana utilizou um software que permite monitorizar as atividades dos utilizadores. Assim, era simples conseguir recolher dados úteis para o envio de publicidade. No entanto, a empresa assegurou que utilizou a funcionalidade do Safari sempre "com o consentimento dos utilizadores", dizendo que não era recolhida "informação pessoal".

De acordo com o "The Wall Street Journal", a Google e outras empresas de publicidade conseguiram intrometer-se na configuração privada de milhões de pessoas que utilizam o navegador Safari, da Apple, através de um código de programação.

A decisão da multa foi bem recebida pela Comissão de Comércio, no entanto, um grupo defensor dos direitos dos consumidores, Consumer Watchdog, veio dizer-se contra a sanção aplicada, que no seu entender deveria ser "muito mais severa", já que os quase 18 milhões de dólares são "trocados" para a Google. Durante o trimestre que terminou no passado mês de outubro, a Google gerou 14 mil milhões de dólares somente em ingressos. Assim, o grupo de defesa dos consumidores assegura que a gigante norte-americana gera a quantidade de dinheiro imposta na multa "a cada quatro horas".

0 comentários:

Postar um comentário

Não inclua endereços de sites e/ou propagandas e não ofenda ninguém. Quem quebrar essas regras não poderá mais comentar neste site. Obrigado!