sábado, 20 de outubro de 2012

Em entrevista, Kim Dotcom diz que Megaupload voltará com o nome Mega

Segundo seu fundador, Kim Dotcom, o novo serviço terá alguns aspectos diferentes em relação ao anterior.

O Megaupload, serviço de compartilhamento de arquivos fechado em janeiro deste ano, vai voltar, mas com outro nome: Mega.

Segundo seu fundador, Kim Dotcom, o novo serviço terá alguns aspectos diferentes em relação ao anterior, aproveitando-se das possibilidades da nuvem e da criptografia para proteger o conteúdo compartilhado de autoridades.

Em entrevista à revista inglesa Wired, Dotcom explicou o funcionamento da nova ferramenta. Após o upload de um arquivo, ele será criptografado e só poderá ser desbloqueado com uma senha própria de cada usuário, à qual só ele terá acesso. “Sem a nossa chave, tudo o que for enviado para o site permanecerá fechado e privado”, disse Dotcom.

Sem acesso às senhas, o Mega não teria como se responsabilizar pelo conteúdo carregado pelos usuários, inclusive caso violem direitos autorais ou não. Por outro lado, Dotcom afirma que as gravadoras  terão um canal para denunciar links para remoção. Ele espera, assim, legitimar o novo serviço, pois acredita que a única maneira de derrubá-lo seria tornar ilegal a criptografia de dados.

“De acordo com a Carta de Direitos Humanos da ONU, a privacidade é um direito humano básico. Você tem o direito de proteger suas informações privadas e de comunicação contra a espionagem”, afirma Dotcom. Ele diz que o serviço manteria seguros os arquivos mediante uma série de adversidades, como queda de servidores, violação do governo a data centers e desastres naturais. “Dessa forma, será impossível se sujeitar aos tipos de abusos que temos vivenciado nos Estados Unidos“, completa.

0 comentários:

Postar um comentário

Não inclua endereços de sites e/ou propagandas e não ofenda ninguém. Quem quebrar essas regras não poderá mais comentar neste site. Obrigado!