quarta-feira, 14 de novembro de 2012

As operadoras de telefonia do Brasil bloquearão o uso de celulares xing-ling e outros importados

As principais operadoras de telefonia do Brasil - Oi, TIM, Vivo e Claro - vão implantar em 2013 um sistema de reconhecimento de celulares piratas em funcionamento no país. Com isto, quaisquer aparelhos que não tenham sido homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) - como xing-lings e alguns importados - ficarão impossibilitados de realizar chamadas e outros serviços dentro do território brasileiro.
 A medida vai arrecadar R$ 10 milhões das operadoras, e tem como objetivo diminuir as reclamações sobre os serviços prestados pelas mesmas, já que, de acordo com as empresas, modelos de baixa qualidade recebem sinais igualmente ruins. Assim, usuários de aparelhos piratas ou fora das normas da Anatel percebem mais frequentemente má qualidade ou queda nas chamadas, aumentando o número de reclamações em cima das companhias de telefonia.

O sistema de fiscalização vai se dar a partir dos IMEI - códigos de identificação do modelo do celular. Toda vez que um usuário cadastrar um novo chip em um aparelho, a Anatel vai verificar se aquele número está acessando um IMEI dentro da lista de dispositivos homologados. Caso o código não esteja na relação, o celular será classificado como pirata e o usuário receberá uma mensagem avisando que os serviços de ligação e envio de mensagens não serão habilitados em seu aparelho.

4 comentários:

  1. mentira,é uma medida de defender o mercado interno contra a importação que é 73% do total de aparelhos no Brasil,um dado comprovado por uma revista de oposição de esquerda,sendo assim esses 73% vao terq comprar celulares das operadoras,eu sou engenheiro eletrico e ja trabalhei na anatel a algum tempo instalando conexões de internet em cidades pequenas e fazendo reparo em instalações ja existentes e antigas,como torres,etc... e um comparativo que eu ja vi e um professor dos EUA de eletrotecnica fez uma fez foi da frequencia dos celulares,a diferença é absurda entre um celular xing ling e um do proprio pais[EUA] o xing-ling é 3x mais potente em receber sinal,o povo tenq parar de ser tongo e de cair nessas armações e não aceitar as mudanças,a gente só é submetido as mudanças nunca fazemos algo em troca.
    Ex:se algum dia quizerem cobrar pela casa que ja temos,teremos que pagar novamente por algo que ja temos,celular é igual,nao temos culpa se os TI do brasil são uma merda,ta em 2 lugar de numero de hackers criminais do Mundo,tudo tentam robar virtualmente,cartao de banco,senha de redes sociais,jogos,programas,tudo.
    Dilma cria vergonha na cara e para de mentir algo pelos outros,tu nao tem opiniao propria,nenhum parlamentar tem no brasil,foi instalado desde do tempo de Dom Pedro um modo de mandar em tudo,mesmo nao sendo do parlamento,sempre tem os por cima de tudo,e a Dilma é só representação,como um boneco de parque de diversão!
    Temos que abrir os olhos para nao sermos cegos a realidade!

    ResponderExcluir
  2. Isso é simples de resolver cadastre o chip num celular licenciado e depois coloque no xing-ling
    e se mesmo assim não funcionar. tenho certeza que nossos herois Hackers irão destravar essa proteção

    ResponderExcluir
  3. e então não terá mais sentido roubar um celular, por igual razão

    ResponderExcluir
  4. Se realmente fizerem isto, mais da metade dos usuarios do sistema de pre-pagos deixaram de recarregar seus telefones e o prejuizo deles será enorme, gerando boicotes e uma possivel ação coletiva gigantesca de danos morais contra as empresas.
    Mais facil seria oferecer alternativas para não perder esta fatia de consumidores.

    ResponderExcluir

Não inclua endereços de sites e/ou propagandas e não ofenda ninguém. Quem quebrar essas regras não poderá mais comentar neste site. Obrigado!