segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Torne-se um escritor: por onde começar


Se você quiser se tornar um escritor, mas se sente inseguro de como começar, você não está sozinho.

Escrever, e especialmente a escrita de ficção, pode parecer uma arte misteriosa, mesmo para aqueles que a praticam. Então, se você está começando do nada, pode levar algum tempo para convencer a si mesmo que você pode fazê-lo. No entanto, com toda a honestidade, tornar-se um escritor não é uma questão difícil. Para se tornar um escritor de best-sellers ou ganhar o Booker Prize pode ser difícil. Mas para se tornar um escritor ou mesmo um escritor publicado é relativamente fácil.

Existem vários tipos de perguntas que as pessoas se fazem, mas vou citar uma em especial que eu acho que é a principal entre as pessoas.

Aliás, eu não finjo o meu conselho sobre este assunto: não existem respostas mágicas para estas questões, apenas as mesmas respostas simples que trabalharam para a maioria dos escritores iniciantes.

Aqui está a primeira pergunta:

"Estou me esforçando para ser um escritor também, mas ainda estou não sei como começar. O que fazer?"

Aqui está o que fazer se você estiver em uma situação similar. Simplificando, a melhor coisa a fazer se você quiser se tornar um escritor, independentemente da sua idade, é escrever regularmente. Mesmo se você escrever apenas 10 minutos por dia ou um dia por semana. Mesmo se você tenha que se levantar uma hora antes de todo mundo para conseguir algum tempo de silêncio.

A única coisa difícil no começo é dedicar tempo à escrita. No entanto, a escrita é algo que você só pode aprender fazendo - como andar de bicicleta. Algumas pessoas têm teorizado que leva 10.000 horas para dominar qualquer habilidade. Escrever é assim. E quanto mais você escrever, melhor você se acostuma, maior será o seu sentido de como as palavras devem fluir, como elas expressam pensamentos, observações e sentimentos. Não há atalhos para isso. Você apenas tem que continuar fazendo isso até que se torne tão natural quanto andar.

Lembre-se também que um escritor é simplesmente alguém que escreve. Se você está escrevendo, você já se tornou um escritor. O número de leitores vem depois.

A segunda coisa que irá ajudá-lo a se tornar um escritor é ler muito. Até certo ponto, não importa o que você leia - tudo a partir de histórias em quadrinhos para revistas populares é mais combustível para a usina. No entanto, não pode ferir a aprofundar os clássicos. Há uma razão para os grandes poetas e autores serem reverenciados. Quanto mais sua linguagem entre em sua cabeça, melhor.

Quando você se sentir pronto e tem um pequeno corpo de trabalho e você se sente bem consigo, procure outros escritores que podem ajudá-lo. Partilhe o seu trabalho e obtenha seus comentários. Se tudo o que fizerem for criticar e destruir o seu trabalho em pedaços, não desista. Leve o seu conselho para o coração e tente fazer melhor. Eventualmente, você irá receber mais elogios do que críticas.

Quando chegar ao estágio em que você está recebendo um feedback positivo, olhe para os lugares onde você pode publicar. Talvez você pode começar com um blog ou um jornal estudantil. Hoje existem muitos mais lugares on-line do que nunca, onde você pode publicar as suas palavras.

Uma maneira de ter idéias fluídas é começar a perguntar a si mesmo perguntas sobre o título, personagens, lugares, etc.

Depois de fazer isso por um tempo, você deve ter uma idéia melhor do que este livro vai ser. Nesse ponto, eu recomendo que você faça algum tipo de um esboço. Se isso vai ser ficção, talvez o ideal seja começar com os 8 elementos do enredo. Se o livro é para ser não-ficção, tente chegar a um resumo de um parágrafo sobre o tema e a mensagem central do livro. Decida quem será o seu público. Diga algo que eles vão ficar felizes em saber. Em seguida, decida sobre os argumentos, provas, ideias, informações, etc que você precisa para provar sua tese. Isso pode tornar-se em capítulos. Fazer algumas pesquisas sobre o tema vai lhe dar mais idéias.

Depois de ter um esquema que você está feliz, você só tem que começar a escrever. Talvez o primeiro rascunho não vai ser nada bom. Tudo bem. Basta continuar escrevendo até que você tenha um rascunho completo. Em seguida, voltar e revisar, reescrever, adicionar novos capítulos, cortar aqueles que não fazem sentido, etc. Compartilhe suas palavras e idéias com outras pessoas e obtenha seus comentários. Talvez você tenha que fazer dez rascunhos para obter bons resultados. Isso é bom. É um processo de aprendizagem.

Espero ter ajudado. Fiquem ligados, em breve estarei publicando mais artigos relacionados. Até mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Não inclua endereços de sites e/ou propagandas e não ofenda ninguém. Quem quebrar essas regras não poderá mais comentar neste site. Obrigado!