quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mega, novo serviço do Megaupload, já foi proíbido e bloqueado no Gabão

O Mega, novo serviço de armazenamento de ficheiros online de Kim DotCom, viu o seu domínio me.ga ser bloqueado pelo Governo do Gabão, detentor da terminologia .ga. O alemão já reagiu garantindo que tem um domínio alternativo para o serviço e que já "reservou" o nome da empresa na Nova Zelândia: Mega Limited.

O sucessor do Megaupload - que só deve chegar em janeiro de 2013 - viu o Governo do Gabão bloquear o domínio desejado por causa dos alegados crimes de pirataria para os quais será usado.

"Dei ordens ao meu departamento para bloquear imediatamente o site www.me.ga. O Gabão protege os direitos da propriedade intelectual e combate o cibercrime eficazmente. O Gabão não pode servir de plataforma ou montra para cometer atos de violação do copyright, nem usado por pessoas sem escrúpulos", disse o ministro das comunicações do Gabão, Blaise Louembe, segundo relata o site Phys.org.

Segundo a CNet, Ira Rothken, da equipa de advogados de Kim Dotcom, já reagiu acusando o Gabão de imparcialidade. "O novo site nem sequer está funcional. O MegaUpload e o Kim Dotcom estão inocentes e presumivelmente inocentes. Isto soa a falta de imparcialidade de Internet no Gabão… Vamos simplesmente usar um domínio diferente".

O próprio Kim Dotcom reagiu e justificou a ação do Gabão com alegados interesses económicos com os EUA e com uma produtora norte-americana, a Vivendi.

Este é um revés nos planos de lançamento do Mega, que terá um nível de segurança reforçado e onde as responsabilidades dos conteúdos publicados serão apenas dos utilizadores. Kim Dotcom já tinha dito que não iria usar um domínio .com por causa da facilidade que os EUA têm em bloquear sites nesta hierarquia.

O milionário Kim Dotcom ainda está envolvido num processo de extradição para os EUA por crimes relacionados com a violação dos direitos de autor.

0 comentários:

Postar um comentário

Não inclua endereços de sites e/ou propagandas e não ofenda ninguém. Quem quebrar essas regras não poderá mais comentar neste site. Obrigado!